• RBCMU ocupa um assento no conselho consultivo do IBRAM

22/11/2023 por

A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU) passou a ocupar um assento, como Representante da Sociedade Civil, no Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM), órgão de assessoramento integrante da estrutura organizacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Trata-se de uma importante conquista, uma vez que a Rede poderá atuar de forma mais incisiva na construção de políticas públicas federais para o setor museal. Em março deste 2023,  em uma reunião geral realizada pela Rede, foram aprovados como representantes os integrantes, Mauricio Candido da Silva (titular) e Gracile Siqueira (suplente). No próximo dia 30 de novembro ocorrerá a posse dos novos membros do Conselho, e serão encaminhados pela RBCMU, temáticas e proposta de criação de um canal de envio das demandas dos núcleos museológicos universitários. Neste sentido, o Documento unificado RBCMU, construído coletivamente e referendado no VII Fórum Permanente de Museus Universitários, realizado entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, é a base desse trabalho.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico é um órgão de assessoramento integrante da estrutura organizacional do Instituto Brasileiro de Museus, Ibram. Compete ao Conselho apoiar a formulação de políticas públicas, bem como examinar e opinar sobre questões relacionadas ao fortalecimento do campo, à movimentação e saída de bens do país, à proteção e à defesa do patrimônio cultural musealizado, passíveis de musealização e coleções visitáveis, entre outras.

“A nossa representação no CCPM IBRAM é uma conquista da nossa Rede, um trabalho coletivo, que contribuirá para as coleções e museus universitários! Uma importante oportunidade para a criação e implantação de políticas públicas para este setor museal. Trabalharei da melhor forma possível para nos representar dentro do CCPM IBRAM.” afirma Mauricio.

Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU) foi criada em 2017, a partir do desenvolvimento da proposta de articulação entre ações colaborativas e mobilização de diferentes profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores envolvidos com a preservação e divulgação do patrimônio museológico universitário. Desde 2021, a RBCMU passou a contar com o seu próprio site, denominado Plataforma Digital da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, em forma de um repositório, com cadastro interativo e livre acesso para consultas.

Confira aqui a portaria de nomeação publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23), com a lista dos 11 novos membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM).