Como acessar as coleções do MUD?

O MUD está organizado de forma interdisciplinar, convergente e integrada. Portanto, o museu digital da UNILA não possui um repositório com tipologia específica, e sim uma junção das tipologias museológica, acadêmica, curricular e bibliográfica, as quais integram essa mesma plataforma e compõem distintos repositórios temáticos. Nos repositórios temáticos, por sua vez, as coleções e suas distintas tipologias são distribuídas nos seguintes acervos: Artes, História, Tecnologias, Vida e Natureza, Territórios, Educação, Exposições Curriculares e Biblioteca, conforme podemos ver na ilustração abaixo:

Coleções curriculares é um acervo dedicado exclusivamente às disciplinas de ensino dos cursos da UNILA e que pode ter aproveitamento de carga horária para a curricularização da extensão, conforme normas de regulamentação. Já o acervo Biblioteca corresponde a uma ação educativa do MUD para disponibilizar referências bibliográficas (e-books, textos, artigos, sites, webinars, teses e TCCs) sobre museologia, curadoria, memória e patrimônio.

Outra ferramenta disponível para navegar pelas coleções aqui no site é o filtro. Os filtros são termos clicáveis que funcionam como grupamentos que diferenciam e classificam os arquivos catalogados em cada coleção. Ao clicar em um dos filtros de determinada coleção, você pode selecionar apenas os arquivos relacionados a ele.

Por exemplo:

Na coleção Memória Audiovisual UNILA, é possível escolher visualizar os vídeos correspondentes a cada ano. Mas se você não clicar nesse filtro, aparecerão os vídeos de toda a coleção e de todos os anos.

Já na coleção Set filmagem escola: gravação do filme “Do amor pequenas coisas”, é possível selecionar as fases de desenvolvimento do filme que deseja visualizar, além de escolher o filtro da técnica/suporte de cada arquivo:

O que mais podemos encontrar neste site?

Na área de comunicação, podem ser encontradas a nossa programação com agenda de atividades e também o espaço Notícias, que contempla, além da divulgação e cobertura das ações do MUD, a difusão do conhecimento através de matérias jornalísticas, entrevistas e compartilhamento de experiências de organizações museais de diferentes lugares, interfaces e tipologias. Nessa seção, também são divulgadas as ações da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, da qual fazemos parte.

É possível encontrar, ainda, todas as informações referentes ao nosso museu digital clicando na aba “Sobre o Museu” e conhecer como é organizada nossa equipe de trabalho, a política do MUD, as diretrizes e ações educativas, as instituições parceiras e, claro, nossos contatos e redes sociais! E na página principal, está o nosso texto de apresentação, para você saber, de modo geral, quem somos.

Como publicar coleções no repositório digital da UNILA?

As coleções dos acervos temáticos serão submetidas a partir de chamadas internas e externas, voltadas para a UNILA e a comunidade, que receberão um parecer da curadoria responsável e a avaliação do conselho de práticas museológicas, educativas e curatoriais do MUD. Coleções temáticas também podem ser submetidas via parcerias institucionais e demais entidades, ou ainda por grupos de ensino, pesquisa e extensão da UNILA que desejem intermediar exposições com a comunidade. Interessados podem entrar em contato através do e-mail museu.digital@unila.edu.br para mais orientações. Já as coleções curriculares devem ser enviadas conforme planejamento docente, articulado com os cursos de ensino da Universidade, por meio das coordenações/colegiados. Para obter mais informações sobre essa modalidade das exposições curriculares, docentes interessados também devem entrar em contato através do e-mail acima.