As ações educativas desenvolvidas pelo MUD visam construir um espaço de conexão da UNILA com a comunidade local, por meio de atividades formativas que se organizam em oficinas, minicursos, palestras e colóquios, acervos e exposições, direcionados ao público em geral e a estudantes e professores da educação básica, além de associações, coletivos e outros grupos que tenham interesse.

O aspecto Educativo do Museu busca apoiar a comunidade acadêmica, seus docentes, discentes e técnicos, na formulação de atividades que possam ser oferecidas ao público e que sejam o resultado de trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Além de apoiar a difusão do conhecimento produzido em nossa Universidade, através de atividades de divulgação científica e cultural, desenvolvemos ainda ações relacionadas à formação em museologia, curadoria e patrimônio cultural.

Aqui mesmo, no site, desenvolvemos algumas ações educativas, como o acervo Biblioteca, que busca colaborar para a formação no campo da museologia, curadoria e patrimônio, disponibilizando referências bibliográficas como e-books, textos, artigos, sites, webinars, teses e TCCs, produzidos por autorias de diferentes partes do mundo. Outra ação educativa virtual é o espaço Notícias, que contempla, além da divulgação e cobertura das ações do MUD, a difusão do conhecimento neste campo, através de matérias jornalísticas, entrevistas e compartilhamento de experiências de organizações museais de diversas tipologias, lugares e interfaces. Nessa seção, também são divulgadas as ações da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, da qual fazemos parte.

Fique por dentro de nossa programação e, para propor ou sugerir ações no MUD, entre em contato pelo e-mail: museu.digital@unila.edu.br.