Política do Museu Digital UNILA (MUD)

Diretrizes gerais:

  1. construção de um repositório digital interdisciplinar, plural e que promova o intercâmbio científico-cultural com a sociedade a partir da tecnologia livre Tainacan;
  2. fomento de um museu digital que coloque no centro irradiador de sua organização expográfica as narrativas e a participação popular, incluindo indígenas, comunidades camponesas e povos afro-latino-americanos e caribenhos;
  3. desenvolver um museu digital que possa ser, mais do que um lugar de exposição, um reforço na construção do debate em torno da revisão dos sentidos do museu diante do atual contexto histórico e diante da necessidade de superar esses espaços como uma instituição solidificada e estabelecida. Além disso, buscar concebê-lo como um espaço orgânico, que precisa ir além da conciliação do olhar e apontar para a transformação do mundo, visibilizando camadas que geralmente não chegam a essas estruturas;
  4. implementar um museu digital como um lugar para unir esforços e incluir outros projetos e epistemologias que não impliquem só em modos de representar e ver, mas também em formas concretas de habitar, produzir e tomar o espaço museal;
  5. à equipe do museu digital caberá o trabalho de criação de coleções e/ou orientação e acompanhamento para o desenvolvimento de coleções colaborativas, com trabalho de pesquisa, catalogação, classificação e indexação de acervos físicos e digitais;
  6. serão disponibilizadas, através de digitalização, coleções adquiridas a partir de convênios e parcerias;
  7. as coleções serão submetidas via editais/chamadas e em fluxo contínuo, e deverão disponibilizar imagens/registros e a ficha técnica da exposição e catalogação dos itens. Também precisam atender a critérios como autenticidade, qualidade de imagem, nitidez e tamanho dos arquivos. Cada coleção é estruturada conforme núcleos e eixos narrativos, com materiais (obras, imagens e registros) produzidos pelos próprios proponentes, ou produzidos por terceiros, desde que autorizados;
  8. as exposições curriculares serão incorporadas ao MUD através de mediação com docentes de diferentes cursos de graduação;
  9. será estabelecido um fluxo, conforme calendário acadêmico, para o período de inserção de novas exposições, ou seja, uma previsão de renovação do conteúdo em destaque na página do museu a cada dois meses, favorecendo, assim, a rotatividade das exposições;
  10. a equipe do MUD será responsável pela comunicação do espaço, atentando-se para a transversalidade do bilinguismo e da acessibilidade do conteúdo produzido, para a manutenção das redes sociais e do canal de vídeo do museu digital, para a diagramação e criação de produtos gráficos e digitais relacionados ao museu, para a produção de conteúdos da seção de notícias e biblioteca do site, e para a difusão das coleções;
  11. a equipe do MUD será responsável pela realização de programação educativa com referência à museologia e aos temas relacionados às coleções expostas na plataforma;
  12. à equipe do MUD caberá o planejamento e organização de coleções e mostras presenciais, e em caráter de convergência com a plataforma digital.