• Museus/entidades parceiras

  • Voltar

Aqui você encontra a lista de entidades e instituições, externas à UNILA, que realizam parcerias e convênios com o MUD para a produção e difusão de coleções em diferentes formatos e espaços. Conheça nossas parcerias:

Museu de Arte de Cascavel (MAC): vinculada à Secretaria de Esporte e Cultura da Prefeitura de Cascavel (PR), esta instituição está construindo com a UNILA um convênio de cooperação que visa a cooperação mútua para o desenvolvimento de ações no campo da museologia e do patrimônio científico-cultural. São ações que incluem a formulação de uma agenda anual comum; a digitalização e disponibilização das coleções do museu no repositório digital da UNILA; o intercâmbio acadêmico e profissional; e a coprodução na realização de mostras e atividades formativas relacionadas ao objeto da cooperação. O Museu de Arte de Cascavel (MAC) foi inaugurado no dia 15 de março de 1996, por ocasião da realização da 3ª Mostra Vento Sul, exposição de artes plásticas dos países do Mercosul. O MAC conta com aproximadamente 1.292 obras de arte de artistas africanos, europeus e sul-americanos, incluindo as regiões oeste do Paraná e da cidade de Cascavel. Entre as obras, há pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, objetos tridimensionais, instalações e videoarte, além de uma coleção de Arte Plumária Indígena Brasileira, de Cerâmica Popular Paraguaia e de Arte Popular Ucraniana, premiada nas 21 edições da Mostra Cascavelense de Artes Plásticas, que existe desde 1985. Além disso, há a incorporação da coleção intitulada “Aldir Blanc”, composta por 44 das 48 obras adquiridas pela lei emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020. O espaço do MAC é constituído por duas salas de exposição permanente (sala de arte plumária e sala de cerâmica popular paraguaia), por salas expositivas e pela reserva técnica.

Instituto Fayga Ostrower: A parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto Fayga Ostrower teve início em 2021, com o uso da obra em tecido Teia (1953), para a criação da identidade visual do informativo institucional “Caminos”. Após essa iniciativa, a UNILA foi convidada, a partir da PROEX, para participar do programa de doações de obras de Fayga Ostrower. O Instituto criou, no marco das comemorações do centenário de nascimento da artista, em 2020, o programa de descentralização do acervo, para compor exposições e o patrimônio artístico de instituições culturais e de ensino públicas no país. Com isso, a UNILA passou a integrar essa iniciativa, que está difundindo para diversos museus e instituições do Brasil e do exterior o trabalho dessa artista e intelectual de grande relevância para o campo das artes. Com o programa de doação de obras da artista, a UNILA recebeu parte do acervo que está sob a guarda do Instituto Fayga Ostrower, numa doação composta por um total de 26 quadros e outras publicações que ainda irão integrar o patrimônio artístico da UNILA. Em breve, o acervo doado para a Universidade será disponibilizado aqui no repositório digital e também no formato de exposição presencial.

Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU): o Museu Digital UNILA faz parte da RBCMU, com outras instituições que salvaguardam as coleções e museus universitários. Criada em 2017, a rede reúne e articula, através de sua plataforma digital e de um sistema de e-mails, a troca de informações entre pessoas. A RBCMU construiu um novo espaço de debates, cujo tema central são os museus universitários, em suas múltiplas facetas. Muitos desses temas e inciativas compartilhadas pela Rede podem ser encontrados aqui em nosso espaço de notícias, que tem como foco informar as ações do museu digital da UNILA, mas também comunicar outras ações no âmbito das coleções de museus universitários.

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): o Museu Digital UNILA está cadastrado na maior plataforma de informações sobre os museus brasileiros, o Museusbr, que é desenvolvido pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM), do Ibram. Clique aqui para acessar o cadastro do MUD no Museusbr. Essa plataforma foi criada pela Portaria nº 6, de 9 de janeiro de 2017, e se trata de um sistema nacional de identificação de museus e uma plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. Ela tem como finalidade a disponibilização, por meio eletrônico, de informações atualizadas sobre esses espaços, em toda sua diversidade, para a produção de conhecimentos sobre o setor no Brasil. Dessa forma, integram a plataforma as informações provenientes do Cadastro Nacional de Museus (CNM) e do Registro de Museus (RM), podendo ainda virem a fazer parte informações de outros instrumentos da Política Nacional de Museus existentes ou que sejam implementados pelo Ibram.