• Lançamento do Painel interativo da PEMBrasil

28/12/2023 por

O MUD navegou pelos dados do recém lançado painel interativo da PEMBrasil. Criado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), o painel interativo com os dados da Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros – PEMBrasil, apresenta um panorama sobre as práticas educativas dos museus brasileiros. E também dados sobre os educadores museais a partir de 30 indicadores selecionados, permitindo a visualização através de filtros e a realização de cruzamentos entre os dados.

Além disso, o painel possibilita o acesso aos dados brutos da pesquisa, disponíveis para download e permite o uso e o compartilhamento dos dados. A licença permite o uso e compartilhamento dos dados para fins não-comerciais, desde que indicados os créditos do OBEC e o resultado final seja compartilhado publicamente. O principal objetivo da disponibilização do painel e dos dados brutos é incentivar futuras pesquisas no campo da educação museal a partir de novas perspectivas geradas por meio de análises e cruzamentos realizados por pesquisadores da área.

Os dados da PEMBrasil revelam as potencialidades, os desafios e também as discrepâncias regionais das estruturas e práticas do setor educativo dos museus brasileiros prática educativa nos museus brasileiros é bastante atuante, com frequência diária e instituída no cotidiano dos museus, mas ainda pouco institucionalizada, com defasagem de equipe e restrições orçamentárias. Outro dado que encontramos é que as principais ações da educação museal privilegiam as visitas guiadas, as oficinas e eventos, e tem um imenso potencial de alcance de novos públicos, utilizando as redes sociais para ampliar sua atuação.

A pesquisa abrange museus de diversas naturezas, públicos (federal, estadual e municipal), privados (comunitários e fundações) e de parceria público-privada. Confira alguns gráficos do PEMBrasil nas imagens abaixo e acesso o painel completo no link: https://acesse.one/frbbV

Categoria: Uncategorized - Comentários: Comentários desativados em Lançamento do Painel interativo da PEMBrasil