Exposição “Retinas de La fronteira Trinacional” reúne fotos de professores, técnico-administrativos e estudantes
A exposição “Retinas de La fronteira Trinacional” organizada pela PROEX, através do Museu Digital UNILA, está aberta para visitação no térreo do campus Jardim Universitário, até o dia 18 de maio. A mostra coletiva de fotos apresenta ao público miradas fronterizas acerca das pessoas, comunidades, culturas diversas, monumentos e demais aspectos que comportam e formam o tecido cotidiano dessa região tão peculiar.
Retinas da fronteira trinacional é a primeira mostra física organizada pelo MUD, uma ação que vai ao encontro da proposta da convergência como uma das diretrizes de atuação do nosso museu. A convergência reflete a fusão de diferentes formas expográficas que podem ser organizadas integrando o físico e o digital, assim como uma variedade de técnicas, suportes e linguagens.
Importante lembrar ainda que antes de chegar na UNILA, a mostra “Retinas de La fronteira Trinacional” já circulou por outros países, como em 2019 quando foi exposta na Universidad de Aguascalientes (UAA), do México. E ainda em 2019, também foi exibida no Paraguai, através de uma parceria com o Instituto Social do Mercosul e Parlamento do Mercosul, a mostra foi exposta no Centro Cultural da Embaixada do Brasil em Assunção.
“A través de la secuencia de imágenes usted podrá recorrer por el flujo de la mirada de estudiantes, profesores y funcionarios de la Unila – Universidad Federal de la Integración Latinoamericana, por ciudades fronterizas que aunque estén lado a lado, son únicas y reflejan singularidades culturales de sus pueblos, así como mezclan
texturas, sonidos, sabores, lenguajes, y costumbres, generando formas proprias de la vida en la borda a través del encuentro con el otro. “Retinas de la Frontera Trinacional” es un guía por los lugares y márgenes de la frontera entre Ciudad del Este, Puerto y Foz do Iguaçu, a partir de otras distancias que también se cruzan en esto espacio desde la mirada intercultural que pulsa en la Universidad de la Integración Latino-Americana (Unila).”
Visite a exposição e reflita com esse percurso proposto pela curadoria da mostra:
¿Será que las fronteras nos separan o nos unen?