• Mud inclui vídeo-memória de Festivais de arte e cultura realizados em 2019

29/04/2022 por

No ano de 2019 a UNILA realizou, através do Núcleo de integração e cultura do IMEA, dois festivais culturais. Um deles, o festival cultural da integração, que aconteceu nas mediações do campus JU. E o outro, o festival cultural gastronômico da Vila C. Ambos foram eventos culturais de grande colaboração da comunidade universitária, tanto na sua organização, quanto no seu prestígio. O II Festival Cultural de Integração foi realizado como parte das ações de acolhimento a estudantes ingressantes na UNILA em 2019, a festividade promoveu a diversidade cultural da UNILA, através de um programa de apresentações, exposições e oficinas culturais para acolher novos estudantes ingressantes e aproximar a comunidade regional da UNILA. Já o 1º Festival Gastronômico Cultural Latino-Americano da Vila C, teve o objetivo de integrar o ambiente intercultural da UNILA a um dos bairros com maior concentração de moradia de estudantes da Universidade. O Festival promoveu um dia de celebração aos sabores e expressões artísticas da cultura latino-americana, na tradicional Feirinha da Vila C. O Festival foi resultado do projeto “Elenco folclórico latino-americano e a feirinha gastronômica na Vila C”, contemplado pelo edital IMEA/UNILA 15/2018 (Cultura e Território); foi coordenado pelos estudantes Mariana Mamani Flores e Miguel Angel Rios Chuquichambi, em colaboração com o Departamento de Integração e Cultura do IMEA. O evento contou ainda, com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, da Feirinha da Vila C e da organização conjunta da comunidade local.

O registro desses eventos faz parte a coleção “Memória Audiovisual UNILA”, que integra acontecimentos que marcaram a universidade desde a sua implantação. Essa coleção comporta arquivos que podem ser consultados conforme a sua classificação em diferentes frentes de atuação, como o ensino, a pesquisa, a extensão, eventos, infraestrutura, reitoria, e cursos, entre outras temáticas, e também, por ano de realização. Esse vídeo dos festivais culturais é o item mais recente a ser agregado à coleção de memória institucional da universidade no MUD, ele foi produzido pelo departamento de culturas e comunicação da PROEX e pode ser consultado selecionando o ano de 2019, e a temática cultura, dentro da coleção “Memória Audiovisual UNILA”, disponível no acervo “História”. Interessados (as) em enviar outros registros audiovisuais para compor essa mostra virtual podem entrar em contato com museu.digital@unila.edu.br e submeter o arquivo para avaliação da nossa curadoria.