• UNILA e Museu de Arte de Cascavel se unem na 20ª Semana Nacional dos Museus para lançar exposição virtual

20/05/2022 por

Em comemoração à 20ª Semana Nacional dos Museus o MAC – Museu de Arte de Cascavel e o Museu Digital da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, através do MUD, realizaram uma live com o tema “Museus em deslocamento e Lançamento da Coleção Virtual Cerâmica Popular Paraguaia” na última quinta-feira (19). Participaram desta mesa o coordenador do MAC Antonio Carlos Machado, a coordenadora do MUD, Michele Dacas, o Secretário de Cultura de Cascavel Luiz Ernesto Meyer Pereira, a museóloga do Ecomuseu, Tamiris Amâncio, e a professora Danielle Araujo (antropologia/UNILA).

Durante o encontro online, um dos destaques foi o ançamento virtual da coleção “Arte Cerâmica Popular e Indígena Paraguaia”, como resultado da cooperação bilateral entre MAC/UNILA. A digitalização é uma das ações realizadas no âmbito do plano de cooperação das duas entidades. Essa ação consistiu na digitalização do acervo de cerâmica popular paraguaia que se encontra como espaço expositivo permanente no Museu de Arte de Cascavel, e que foi disponibilizada no portal do MUD, para amplo acesso e de modo desterritorializado, podendo inclusive, estimular pesquisas em grupos acadêmicos e instituições diversas.

A mostra “Arte Cerâmica Popular e Indígena Paraguaia” pode ser conferida aqui:

Link para acessar a coleção