• MAC + UNILA na 20ª SNM: o poder da cooperação

11/05/2022 por

Com o tema “Museus em deslocamento e Lançamento da coleção virtual Cerâmica Popular Paraguaia”, será realizada, no dia 19 de maio, às 19h, a live MAC + UNILA na 20ª SNM: o poder da cooperação.

O encontro será realizado em formato online e composto por uma mesa de conversa com convidadas (os) que irão debater ações e propor perspectivas futuras nas cooperações entre museus de tipologias variadas, como forma de fortalecimento e expansão das práticas museais para além dos seus espaços institucionais e territoriais de vinculação. A PROEX/UNILA, através do museu digital, e o Município de Cascavel por meio da Secretaria de Cultura/Museu de Arte MAC Cascavel, firmaram desde março de 2022, um convênio que prevê ações conjuntas no campo da cultura, da arte e do patrimônio e, é sobre essa experiência de cooperação que iremos compartilhar na live. Participam da mesa a coordenadora do MUD, Michele Dacas, Antônio Carlos Machado, do MAC-Cascavel, o Secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira, e a professora Danielle Araujo (antropologia/UNILA).

Para esta mesa, convidamos ainda Tamiris Amancio, para relatar outras experiências colaborativas, como a rede da BP3 promovida pelo Ecomuseu de Itaipu. Acreditamos que essa mesa comemorativa da 20ª edição da SNM – Semana Nacional de Museus, pode ser um importante momento para refletir sobre essas experiências e muitas outras possibilidades de cooperação em rede, não apenas para as instituições museais, mas como para todo o público que tenha interesse nas práticas museológicas a partir da perspectiva da cooperação.

Destacamos também nesta live, como resultado dessa cooperação bilateral entre UNILA e MAC, o lançamento virtual da coleção “Arte Cerâmica Popular e indígena Paraguaia”, uma das ações realizadas no âmbito do plano de cooperação UNILA-MAC Cascavel. Essa ação consistiu na digitalização do acervo de cerâmica popular paraguaia que encontra-se com espaço expositivo permanente no Museu de Arte de Cascavel, e que será disponibilizada no portal do MUD, para amplo acesso e de modo desterritorializado, podendo inclusive, estimular pesquisas em grupos acadêmicos e instituições diversas.

Por último, vale destacar que essa é a primeira vez que a UNILA participa da programação comemorativa da semana nacional de museus.

(acesse aqui o link de transmissão da live no youtube)