O Museu Digital UNILA está organizando uma atividade artística e vivencial voltada para estudantes refugiados da Universidade, objetivando construir uma exposição virtual, ao longo do processo, e outra física, ao final do ano.
O projeto Oficinas Artísticas do Museu Digital UNILA, Edição 2024, traz o tema MEMÓRIAS DE DESLOCAMENTOS, voltada para estudantes refugiados da UNILA. A primeira edição será realizada dia 18 de abril, às 14h, na sala de reuniões C123-05, térreo do campus jardim universitário.
O objetivo dessas oficinas de arte do MUD é a troca de referências pessoais, artísticas e sociais entre estudantes refugiados e equipe do MUD, para direcionar processos criativos com o uso de variadas técnicas e materiais, na produção de uma série de trabalhos que irão compor uma única exposição de curta duração.
Vagas
A oficina de abril irá contemplar uma turma de 10 estudantes refugiados. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Os demais inscritos seguirão em lista de espera para a realização das próximas oficinas, que ocorrerão mensalmente. As inscrições devem ser feitas através deste formulário.
Período de inscrições: em fluxo contínuo. As oficinas serão realizadas ao longo do ano.
Metodologia
Esta oficina terá como convidada a estudante de pós-graduação, Norma Brigette Castaneda Ramirez, que irá mediar a atividade junto com a equipe do museu, formada por Michele Dacas, Ana Rita Ulhe e o bolsista Diego Ferreiro Roman.
A oficina artística é dividida em duas etapas, a primeira, troca de referências, e a segunda, práticas criativas. A equipe do MUD disponibiliza os materiais, mas convida os participantes a trazerem objetos de memória que tenham relação com o período de deslocamento do seu país de origem e o Brasil, incluso a chegada na UNILA. Os trabalhos resultantes serão guardados e serão expostos em mostra virtual, ao longo do processo, e será também organizada outra exposição física, temporária, com local e suportes a definir, e a partir de curadoria da equipe do MUD.
Apoiam esta ação as unidades SECOM – Secretaria de Comunicação e a SECAFE – Secretaria de ações afirmativas e equidade.