Descrição
"Faixa horizontal da campanha de volta às aulas 2025 da UFPE, simbolizando a chegada da universidade ao sertão e a expansão para as quatro regiões do estado. Inspirada em mapas de videogame, aproxima-se da jovialidade dos estudantes e sintetiza todo o conceito da campanha. A peça selecionada é a faixa horizontal da campanha de volta às aulas 2025 da UFPE, que simboliza a expansão da universidade para todas as quatro regiões de Pernambuco, com ênfase na inauguração do campus no Sertão. Inspirada em mapas de videogame, a faixa representa a UFPE “desbloqueando fases” e aproximando estudantes de novos territórios do conhecimento, reforçando a ideia de que a universidade encurta distâncias e expande saberes.
Seguindo o mote ""Encurtando distâncias, expandindo saberes"", o design da campanha foi construído a partir de ilustrações em isometria que representam a vegetação das quatro regiões de Pernambuco: Região Metropolitana/Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. A faixa, peça mais representativa da campanha, apresenta todas as regiões e também a representação do mapa de Pernambuco, com indicações dos quatro campi da universidade exatamente onde estão localizados. Assim, a peça funciona como síntese do conceito da campanha (que contou com outras peças como canetas, camisas, bottons, banners, folders, peças digitais e outras) e garante que a narrativa visual seja clara e imediata. Além disso, como o campus do Sertão foi inaugurado apenas no segundo semestre de 2025, algumas peças da campanha no primeiro semestre tinham a região do Sertão ainda ""bloqueada"".
A estética de videogame teve como objetivo dialogar com a energia do público jovem, especialmente os calouros, trazendo cores e formas que transmitem vitalidade sem perder a clareza da informação. Além disso, faz referências a jogos mais antigos, como Super Mario, e mais recentes, como Minecraft, permitindo identificação com um público amplo.
Para equilibrar a jovialidade com o caráter institucional, a faixa utiliza fundos em tons neutros e pouco saturados, enquanto os elementos de destaque recebem cores mais vibrantes, seguindo uma paleta que representa as quatro cores da bandeira de Pernambuco: azul, verde, amarelo e vermelho."