A exposição “Cria da Unila” surge como trabalho da disciplina de História, Patrimônio e Memória, ofertada no Ensino Remoto pela Professora Ana Rita Uhle na Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA).
A memória unileira materializa-se no percurso de diversas crianças que passaram pelo cotidiano da universidade deixando suas pegadas, um colorido de tinta na parede, um brinquedo no meio da sala, um choro seminário, pega-pega nas rampas, leite materno escorrendo nos artigos, risadas no corredor.
“Cria Unileira” é sobre dar visibilidade à luta por uma formação que vai além da formação acadêmica, sobre formar-se e formar crianças ao mesmo tempo, um criar solitário e ao mesmo tempo coletivo, sobre transformar esse espaço tantas vezes cinza e hostil em um espaço colorido e humanizado, ocupado por crianças. Aqui deixo registrado um pouco da criação dessas crias e criadores de uma universidade para todas e todos.
Os relatos e as imagens foram escolhidos pelos criadores, que elegeram o que era significativo em suas próprias memórias sobre o tema. Das memórias individuais construímos a exposição sobre a memória unileira relacionada à criação e ao lugar das crianças na Unila.