• Instalação de Cerâmicas – DesAtoDosNós

  • Voltar

A instalação permanente DesAtoDosNós reúne mais de trinta peças de cerâmica remanescentes de um processo que resultou em quase duzentas obras, produzidas durante uma oficina realizada em maio de 2011 com os primeiros discentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mediada pela artista Maria Cheung, a ação foi desenvolvida em parceria com o Programa Ñandeva, mantido à época pela Itaipu Binacional, que promovia a valorização de saberes tradicionais e o intercâmbio cultural. 

As peças preservadas compõem a instalação DesAtoDosNós, que exibe fragmentos materiais de uma prática pedagógica e artística daquele momento fundador da Universidade, no qual o barro se tornou veículo de expressão de um “nós” em construção – plural, latino-americano e transgressor. Nem todas as peças criadas em 2010 puderam ser recuperadas, mas os registros da oficina ministrada naquele ano por Marua Cheung com os primeiros estudantes trazem um pouco da memória desse processo e de algumas dessas peças.

 

Com a instalação DesAtoDosNós, realizada em 2025, as cerâmicas que marcaram o início da UNILA retornam ao presente como testemunhos de um processo colaborativo. Cada peça, em sua singularidade, ecoa o entrelaçamento de vozes, mãos e territórios que formam a Universidade. A instalação convida o público a reconhecer, nessas formas de barro, a potência de um “nós” que se desdobra – entre desatinos e atos, entre o individual e o coletivo.

As cerâmicas, modeladas coletivamente, representam vestígios de um gesto político-artístico: o ato de moldar, juntos, uma nova história.

A mostra virtual está dividida e pode ser acessada conforme a categoria de temporalidade que marca o processo de criação em 2010, com os primeiros estudantes da universidade, as peças em cerâmica resgatadas em 2025 que trazem as marcas do tempo. E a instalação fixada na parede do auditório do campus Integração que marcou o evento Memória UNILA, em celebração aos 15 anos da universidade, além de outros núcleos expositivos como ano e material.

Já a instalação física está disponível ao lado do auditório Lélia Gonzalez, no Campus Integração, localizado na Avenida Tancredo Neves, 3147. 

Clique aqui e confira a coleção virtual DesAtoDosNós