Coleção Aluízio Palmar de Direito Humanos é parte do acervo cedido por Aluízio Palmar, jornalista e militante da resistência a ditadura que reside há décadas em Foz do Iguaçu. O acervo é resultado de anos dedicados à pesquisa nos arquivos estaduais, arquivos das delegacias da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no Arquivo Nacional e no Arquivo do Superior Tribunal Militar.
Constam no acervo, mandados de prisão, informes, radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês, relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. “Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil, ao contrário de outros países, os arquivos da repressão, além de não serem totalmente acessíveis, foram abertos fora do tempo apropriado. Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.” Aluízio Palmar
A coleção disponível no MUD é uma homenagem a esta importante personalidade histórica da Fronteira Trinacional que comprometeu-se com a luta e a memória contra o regime da ditadura no Brasil e na América Latina. A coleção cedida por Aluízio Palmar está em desenvolvimento e é organizada pelo professor e pesquisador Clécio Ferreira Mendes e serve de fonte para estudos historiográficos, ensino, extensão e também visitação museológica.