Descrição
"Reportagem sobre o evento acadêmico ""Mulheres negras da América Latina"" que se reuniram em Foz do Iguaçu para encontros que atravessaram fronteiras e romperam os muros da universidade. O evento ""Mulheres da Améfrica Ladina"" promoveu oficinas, debates e lançamentos de obras que aconteceram não apenas na UNILA, mas também em dois quilombos e em dois espaços religiosos de matriz africana.
Inspirado no livro ""Vozes Mulheres da Améfrica Ladina: Movimentos de Aquilombamentos"", o encontro buscou fortalecer os laços entre saberes acadêmicos e os conhecimentos tradicionais.
No evento, lideranças e intelectuais afrodescendentes, como Lourdes Díaz (Paraguai), Virgelina Chará (Colômbia) e Tixa Câmara (Argentina) compartilharam suas trajetórias de resistência, escrevivência e produção cultural. Com base em conceitos como amefricanidade, aquilombamento e escrevivência, os encontros foram um marco para o diálogo entre mulheres de diferentes territórios, reafirmando que os saberes ancestrais e comunitários são fundamentais na construção de novos horizontes de conhecimento.
Confira como foi esse potente encontro de saberes e de luta das mulheres da Améfrica Ladina. "